03/11/2015

Aquecimento

pinterest.com
  Uma coisa que a maioria dos artistas relutam em admitir, talvez por uma questão de status, pela preparação intelectual e técnica  inerentes, e exigida pela profissão, ou por simples "marketing". Mas a realidade é que desenho, pintura, escultura e afins, a arte de uma forma geral, é "trabalho braçal".
  Não há como negar, há muito mais suor envolvido na tarefa que cérebro. 

   Como já disse o conhecimento e a técnica do desenho devem se tornar mecânicas, naturais ao corpo e a mente, feitas sem pensar, isso requer estudo e prática. Daí vem o processo criativo, falarei dele mais tarde, o planejamento, que envolve a escolha de material, superfície, método etc. Isso exige, realmente trabalho intelectual, mas são só parte do trabalho. E mesmo  nessas fases  fazemos esboços, estudos de forma, experiências com material... que já vão exigir algum esforço. E para isso precisamos alongar e aquecer.
Jornal Sul de Minas
  Como na postura, precisamos saber o que a atividade precisa do nosso corpo:  basicamente, vamos usar a musculatura dos braços, parte superior do tórax e pescoço, então podemos fazer o mesmo tipo de alongamento que usa no trabalho (ginástica laboral). Existem alguns sites com rotinas de alongamento bem interessantes, mas seria bom que se consultasse um profissional, pelo menos para umas dicas, mas ai vão alguns movimentos básicos.
  Alongamento feito, vamos passar ao assunto pelo qual viemos:
AQUECER.
  Aquecer, para um desenhista, tem mais haver com entrar no clima do que esquentar. E você ai pensando em fazer alguns rolamentos... brincadeira. Quando eu falei sobre a posição da mão ao segurar o lápis, disse para ir ensaiando os movimentos  do ombro  e cotovelo, antes de encostar no papel. Bom, a ideia é a mesma, porém vamos direcionar um pouco. Vamos nos ligar no movimento, no tamanho dele e na força que fazemos.
  Te aconselho usar um lápis HB no começo, para não ser enganado pela dureza ou maciez do grafite. Com o tempo, você vai escolher o que vai se ajustar melhor a sua pegada e seu estilo para esse tipo de exercício. Repetindo, experimente sempre!
   Primeiro vamos dividir uma folha em quatro partes, traçando duas linhas, e nada de régua!
Ficou meio difícil fazer linhas retas? Que nada!  Vou te ensinar um truque, que pode ser usado para qualquer coisa na vida!
  Vamos começar fazendo na horizontal. Escolha um lado para começar, qualquer um, marque um ponto, é de onde vai partir sua linha, e no lado oposto marque outro ponto, onde quer que ela termine. Ponha o lápis no ponto de início, nessa posição, olhe para o ponto final e, sem tirar o olho da meta, deslize o lápis suavemente até lá. A velocidade do deslocamento você vai pegar com o tempo, cada um tem a sua, vá testando. Agora faça para o lado oposto, depois tente as verticais.
  Agora que deu uma melhorada nas retas, e já aquecemos um pouco, vamos para o trabalho aeróbico! Parece brincadeira, mas se você prestar atenção na respiração ajuda, porém não é esse o foco agora. Feita nossa divisão, vamos desenhar algumas formas e linhas em cada quadrante, da seguinte forma:
  Primeiro, ensaie o movimento que vai fazer para aquela forma, sem encostar no papel por umas 5 vezes, não acompanhe o movimento da ponta, mas tente imaginar o desenho se formando ( se precisar de mais de 5, ou menos, fique a vontade). Então, sem parar o movimento ponha o lápis no papel, bem suavemente, e repita o movimento que você estava fazendo, por mais umas cinco vezes (preste atenção nessa "aterrissagem", aos poucos você vai sentir a 'pressão que deve fazer).
 O importante desse exercício não são figuras perfeitas, e sim acostumar o corpo aos movimentos que precisamos. Experimente várias figura círculos, triângulos, quadrados, etc. e mais algumas linhas.
  Aproveite e imagine os resultados visuais...
  Outro exercício que eu particularmente gosto é o da espiral começando do centro para fora, depois o contrário.
 Você pode entrar no "LEVEL HARD", fazendo o aquecimento com a outra mão.
 Divirta-se!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário