21/10/2015

Prancheta

  Se tem um equipamento de desenho caro, é a mesa. E não é frescura, ela faz muita diferença. Mas o investimento, principalmente para quem está começando, é meio alto. As prancheta portáteis são uma boa opção, mas ainda assim tem um preço salgados.

Bem, existem algumas soluções para essa situação. Vou apresentar uma, que além de ser praticamente de graça, vai te ajudar na postura e dar uma leveza na mão, porque se você pressionar muito o lápis... vai entender!

Vamos começar com o material:
- uma folha de papel kraft, aquela marrom.
- uma folha de cartão ou cartão dúplex 
- uma caixa de papelão (das grandes)
- um pote de cola (dos pequenos)

  Recomendo que experimente a dobradura, algumas vezes, em folha de papel A4, antes de partir para a folha grande.  
  Lembrando que essa prancheta é um material de apoio, pra te ajudar a começar. Apesar de durar bastante, manuseando com algum cuidado, você deve usa-la até conseguir algo mais "definitivo". 
  Escolhi o papel kraft, (veja bem não é papel pardo, aquele mais amarelo, que é bem mais frágil )
por ser bem resistente, e mais fácil de manusear, e mais fácil de achar. Existe até um encerado, mais forte ainda . Se quiser, pode experimentar um papel mais grosso, o próprio cartão dúplex, mas vai dar trabalho para dobrar.
   Neste projeto, o cartão serve para dar uma sustentação maior ao papelão e evitar que ele ondule durante o uso. No mais, é só seguir esses diagramas.
como o papelão com o tempo tende a ondular,
uma boa solução é colar nele um pedaço de cartão, 
do lado que vai ser a superfície de desenhar
  Ela fica bem leve e bem portátil mas, por conta do material, você tem que tomar dois cuidados: 1- não se apoiar nela, vai amassar tudo. 2-não comprimir o lápis demais sobre ela, provavelmente vai furar. Isso é até bom, porque realmente não se deve fazer nenhuma dessas coisas. Fechando até serve como pasta, mas só pra carregar alguns papéis. E para prender o papel pode usar um clipe de papel grande, ou até um pregador de roupa. 
  Se você quiser pode por algo pesado na parte interna, para dar mais estabilidade(nada que quebre com facilidade) um saquinho com areia, por exemplo.
  O encaixe entre as duas partes pode prender com um clipe de papel, o mesmo que vai prender o papel. Mas se você for usar em um só lugar, pode colar o encaixe.
É só prender com um clipe, ou colar o encaixe
Você ainda pode dar uma incrementada: se não quiser prender o papel com o clipe pode colar um pedaço de papelão na base do "tampo"para que o papel não escorregue; pode usar um verniz, para deixar mais resistente, ou uma termolina; pode pintar, mas isso eu não recomendo, certas cores podem confundir sua percepção (se quiser mesmo use cores frias em tons claros, verde, azul etc.); pode colar uma peça para segurar o material, tipo lápis, borracha... Ou melhor solte a imaginação e deixe a prancheta no SEU jeito!



essa é mais ou menos a ideia da dobradura (prometo melhorar o video!)

Nenhum comentário:

Postar um comentário