15/11/2015

Tríade


  Se você saca de música, provavelmente está achando que mudei de assunto. Mas, já reparou que muitas coisas importantes vem em conjuntos de três? 
  A tríade, na música é um conjunto de três notas, que juntas fazem de um acorde uníssono (ô palavra difícil, "né não"?), significa soar como um. Pois o desenho também tem sua "tríade", digamos assim! Não são notas, mas conceitos que fazem ele funcionar.

  FORMA - PERSPECTIVA  - CONTRASTE : estas são as "notas" que tornam o desenho "uníssono", e como os acordes são uma parte importante do corpo da música, a nossa "tríade" é  parte do corpo das Artes Visuais, na qual o desenho está incluído.  Em ambos os casos eles tem que ser observados, mesmo quando você deixa de usar algum. Há muito o que dizer de cada um desses conceitos, seriam alguns livros para cada, nesse trio está grande parte do conceito de Linguagem Visual. Então vamos disseca-los devagar. Mas descrevê-los não é tão difícil. Os nomes praticamente os definem.

  A FORMA :  O melhor jeito que eu achei de descrever o que é a forma para o desenho, é como Semente. Tudo vem de sementes, As planta, animais, dizem que até o universo. Por que o desenho não viria? Visualize: a menor forma é o ponto em seguida vem a linha e etc. e vão se tornando formas maiores e mais complexas, vão se desenvolvendo. Dê uma olhada em volta. Escolha um objeto específico, e me diga, com que forma geométrica ele parece?

  A PERSPECTIVA : Uma palavra ► ONDE. Este é o conceito que dá diversas noções de grandeza dentro de um desenho. Porém, é uma opinião pessoal, a mais importante é  a de mostrar  "onde" as coisas ficam.  Mas, como tudo que a perspectiva diz é importante, vou classificar isso como minha  preferência. Vamos experimentar: pegue dois objetos iguais e ponha lado a lado sobre uma mesa, a mais ou menos um palmo da beirada, encoste o queixo nesta beirada e olhe atentamente para eles, então empurre um para mais longe de você. Qual a sensação?

  O CONTRASTE : Fala justamente, de diferenças. No nosso caso a diferença entre luz e sombra, texturas, cores... A maioria não gostam de usar o termo dessa forma, mas eu pergunto: se posso definir em uma palavra, pra que usar duas? Bom, independente disso, sem contraste não tem desenho, na verdade não tem nem visão. imagine uma sala onde não entra luz... agora uma onde tem luz demais. O que você vê em qualquer das duas?

  Como eu disse, dá para escrever alguns livros, já escreveram, sobre cada um desses assuntos. Vamos   desenvolvê-los com paciência e cuidado. Mas vou deixar uma pequena tarefa: Dê uma outras olhada na imagem la de cina, e me conte se fez alguma diferença na sua forma de vê-la. Tente observar sob a otica dessas perguntas que fiz.
  Me conte o que mudou!

Nenhum comentário:

Postar um comentário