Sim! São coisas diferentes!
E isso pode virar uma confusão, as vezes, principalmente porque algumas técnicas foram criadas e desenvolvidas para servir um estilo. E muitos estilos foram, também, desenvolvidos a partir das experiências de uma técnica. Por isso eles se confundem com frequência.
Para tornar simples essa diferenciação é só ter em mente que a técnica é a forma de usar uma , ou várias ferramentas. O lápis, um pincel etc. e o estilo tem haver com a personalidade que se dá à uma obra. É "seu jeitinho de fazer".
Sandman - Neil Gaiman (escritor) + vários artistas |
É considerado estilo também, características particulares que definem uma época, um grupo específico de artistas, ou até uma região. Algumas vezes essas características são tão marcantes que se tornam Movimentos artístico, Tendências ...
Estou sendo chato com isso para você não confundir na hora de experimentar e , em vez de aprender uma nova técnica, ser absorvido pelo estilo alheio , arriscando se perder do seu próprio jeito.
Fique muito ligado! Existem algumas outras coisas que podem te confundir, como alguns conceitos de linguagem (o mangá é um bom exemplo: ele é linguagem visual, não um estilo).Não estou dizendo que seguir uma dessas ideias(ou várias delas), vá te tirar a personalidade, muito pelo contrário, este tipo de inclusão pode trazer o que falta à sua "batida perfeita", mas você tem que cuidar para não virar a única coisa que consegue fazer. Porque essa é a diferença entre AMAR comer Ovo, e come-lo todos os dias porque NÃO SABE COZINHAR outra coisa!
Nenhum comentário:
Postar um comentário