20/11/2015

Conhecimento!

 Compartilhe o que você já sabe sobre desenho e receba ajuda de quem sabe algo diferente!
O Basicão Sketch Clube


  Poste seu esboço, estudo, experiência, tentativa, brincadeira... dê pitacos, opiniões, sugestões nos trabalhos dos outros, sem ofensas ou degradação, a intenção é nos ajudar no desenvolvimento da qualidade técnica como desenhista. Isso não é um concurso.
Se você só achou um trabalho ruim, fique quietinho. Agora, se tem realmente uma ajuda para aquele colega, não se acanhe.
Outra coisa importante, como o título diz, é um sketch clube, não queremos trabalhos acabados, o lance é trocar experiências, e a melhor experiência vem do rabisco.

15/11/2015

Tríade


  Se você saca de música, provavelmente está achando que mudei de assunto. Mas, já reparou que muitas coisas importantes vem em conjuntos de três? 
  A tríade, na música é um conjunto de três notas, que juntas fazem de um acorde uníssono (ô palavra difícil, "né não"?), significa soar como um. Pois o desenho também tem sua "tríade", digamos assim! Não são notas, mas conceitos que fazem ele funcionar.

  FORMA - PERSPECTIVA  - CONTRASTE : estas são as "notas" que tornam o desenho "uníssono", e como os acordes são uma parte importante do corpo da música, a nossa "tríade" é  parte do corpo das Artes Visuais, na qual o desenho está incluído.  Em ambos os casos eles tem que ser observados, mesmo quando você deixa de usar algum. Há muito o que dizer de cada um desses conceitos, seriam alguns livros para cada, nesse trio está grande parte do conceito de Linguagem Visual. Então vamos disseca-los devagar. Mas descrevê-los não é tão difícil. Os nomes praticamente os definem.

  A FORMA :  O melhor jeito que eu achei de descrever o que é a forma para o desenho, é como Semente. Tudo vem de sementes, As planta, animais, dizem que até o universo. Por que o desenho não viria? Visualize: a menor forma é o ponto em seguida vem a linha e etc. e vão se tornando formas maiores e mais complexas, vão se desenvolvendo. Dê uma olhada em volta. Escolha um objeto específico, e me diga, com que forma geométrica ele parece?

  A PERSPECTIVA : Uma palavra ► ONDE. Este é o conceito que dá diversas noções de grandeza dentro de um desenho. Porém, é uma opinião pessoal, a mais importante é  a de mostrar  "onde" as coisas ficam.  Mas, como tudo que a perspectiva diz é importante, vou classificar isso como minha  preferência. Vamos experimentar: pegue dois objetos iguais e ponha lado a lado sobre uma mesa, a mais ou menos um palmo da beirada, encoste o queixo nesta beirada e olhe atentamente para eles, então empurre um para mais longe de você. Qual a sensação?

  O CONTRASTE : Fala justamente, de diferenças. No nosso caso a diferença entre luz e sombra, texturas, cores... A maioria não gostam de usar o termo dessa forma, mas eu pergunto: se posso definir em uma palavra, pra que usar duas? Bom, independente disso, sem contraste não tem desenho, na verdade não tem nem visão. imagine uma sala onde não entra luz... agora uma onde tem luz demais. O que você vê em qualquer das duas?

  Como eu disse, dá para escrever alguns livros, já escreveram, sobre cada um desses assuntos. Vamos   desenvolvê-los com paciência e cuidado. Mas vou deixar uma pequena tarefa: Dê uma outras olhada na imagem la de cina, e me conte se fez alguma diferença na sua forma de vê-la. Tente observar sob a otica dessas perguntas que fiz.
  Me conte o que mudou!

12/11/2015

Croquis Café

  Se você já está na fase da anatomia, já descobriu o quanto é caro e difícil conseguir um estudo com modelo vivo, necessário, para se aprofundar no estudo do corpo humano. deveria dar uma olhada nesse site ,
  Apesar do modelo ao vivo te dar uma experiência sensorial, e de percepção complemente diferentes,  aqui dá para praticar muito, e o que é melhor, na faixa. Não gasta nada para ter acesso ao material. mas eles se matem através de doações,
  Tem uma coleção de fotos bem impressionante, pela qualidade e direcionamento, e uma seção de videos que te aproximam mais da experiência ao vivo.
  Vale conferir! 
Só um aviso: este site é para maiores de idade.



10/11/2015

Por que mudei ...

Eu amo aquele interface anterior, ele term uma agilidade de navegação incrível, o que é bem legal, mas infelizmente a interatividade nele é bem limitada, e eu quero ouvir vocês.
  Quem sabe, ele sofre alguns ajustes e podemos voltar a usá-lo. Até lá...

03/11/2015

Aquecimento

pinterest.com
  Uma coisa que a maioria dos artistas relutam em admitir, talvez por uma questão de status, pela preparação intelectual e técnica  inerentes, e exigida pela profissão, ou por simples "marketing". Mas a realidade é que desenho, pintura, escultura e afins, a arte de uma forma geral, é "trabalho braçal".
  Não há como negar, há muito mais suor envolvido na tarefa que cérebro. 

   Como já disse o conhecimento e a técnica do desenho devem se tornar mecânicas, naturais ao corpo e a mente, feitas sem pensar, isso requer estudo e prática. Daí vem o processo criativo, falarei dele mais tarde, o planejamento, que envolve a escolha de material, superfície, método etc. Isso exige, realmente trabalho intelectual, mas são só parte do trabalho. E mesmo  nessas fases  fazemos esboços, estudos de forma, experiências com material... que já vão exigir algum esforço. E para isso precisamos alongar e aquecer.
Jornal Sul de Minas
  Como na postura, precisamos saber o que a atividade precisa do nosso corpo:  basicamente, vamos usar a musculatura dos braços, parte superior do tórax e pescoço, então podemos fazer o mesmo tipo de alongamento que usa no trabalho (ginástica laboral). Existem alguns sites com rotinas de alongamento bem interessantes, mas seria bom que se consultasse um profissional, pelo menos para umas dicas, mas ai vão alguns movimentos básicos.
  Alongamento feito, vamos passar ao assunto pelo qual viemos:
AQUECER.
  Aquecer, para um desenhista, tem mais haver com entrar no clima do que esquentar. E você ai pensando em fazer alguns rolamentos... brincadeira. Quando eu falei sobre a posição da mão ao segurar o lápis, disse para ir ensaiando os movimentos  do ombro  e cotovelo, antes de encostar no papel. Bom, a ideia é a mesma, porém vamos direcionar um pouco. Vamos nos ligar no movimento, no tamanho dele e na força que fazemos.
  Te aconselho usar um lápis HB no começo, para não ser enganado pela dureza ou maciez do grafite. Com o tempo, você vai escolher o que vai se ajustar melhor a sua pegada e seu estilo para esse tipo de exercício. Repetindo, experimente sempre!
   Primeiro vamos dividir uma folha em quatro partes, traçando duas linhas, e nada de régua!
Ficou meio difícil fazer linhas retas? Que nada!  Vou te ensinar um truque, que pode ser usado para qualquer coisa na vida!
  Vamos começar fazendo na horizontal. Escolha um lado para começar, qualquer um, marque um ponto, é de onde vai partir sua linha, e no lado oposto marque outro ponto, onde quer que ela termine. Ponha o lápis no ponto de início, nessa posição, olhe para o ponto final e, sem tirar o olho da meta, deslize o lápis suavemente até lá. A velocidade do deslocamento você vai pegar com o tempo, cada um tem a sua, vá testando. Agora faça para o lado oposto, depois tente as verticais.
  Agora que deu uma melhorada nas retas, e já aquecemos um pouco, vamos para o trabalho aeróbico! Parece brincadeira, mas se você prestar atenção na respiração ajuda, porém não é esse o foco agora. Feita nossa divisão, vamos desenhar algumas formas e linhas em cada quadrante, da seguinte forma:
  Primeiro, ensaie o movimento que vai fazer para aquela forma, sem encostar no papel por umas 5 vezes, não acompanhe o movimento da ponta, mas tente imaginar o desenho se formando ( se precisar de mais de 5, ou menos, fique a vontade). Então, sem parar o movimento ponha o lápis no papel, bem suavemente, e repita o movimento que você estava fazendo, por mais umas cinco vezes (preste atenção nessa "aterrissagem", aos poucos você vai sentir a 'pressão que deve fazer).
 O importante desse exercício não são figuras perfeitas, e sim acostumar o corpo aos movimentos que precisamos. Experimente várias figura círculos, triângulos, quadrados, etc. e mais algumas linhas.
  Aproveite e imagine os resultados visuais...
  Outro exercício que eu particularmente gosto é o da espiral começando do centro para fora, depois o contrário.
 Você pode entrar no "LEVEL HARD", fazendo o aquecimento com a outra mão.
 Divirta-se!!!